As estréias do Entre Jovens

Na expectativa que tenho vivido por causa do retorno do Entre Jovens 2010 no próximo sábado (17), estava relembrando nossas “estréias” a cada ano, desde 2007 quando o Entre Jovens nasceu. As memórias me remeteram à fidelidade de Deus ao longo desse tempo e, por isso, decidi escrever um pouquinho sobre a experiência dos nossos inícios a cada ano.

Em 2007, motivados por uma vontade de começar um trabalho com jovens em Moça Bonita, iniciamos uma programação aos sábados à noite. Na época lembro-me que estávamos arriscando, pois não era comum para nós realizar programações fixas aos sábados. Tínhamos medo que as pessoas faltassem, preferindo as outras opções de lazer que nos cercam. Mas para nossa surpresa a programação foi muito bem recebida pelos jovens. Não sabíamos direito o que fazer, como fazer. O Entre Jovens ainda não tinha uma cara própria, uma identidade. Além disso, em 2007 eu ainda contava com pouquíssimas pessoas me ajudando. Convidei meu amigo Brunão para nos dar uma palavra e uma das coisas mais marcantes que ele disse naquela noite foi algo assim: “O dia 5 de maio de 2007 vai ficar marcado como o início de uma nova história que Deus vai escrever através dos jovens da PIB de Moça Bonita”. Não sabíamos direito do que ele estava falando (talvez nem ele, rs), pois o que víamos com nossos olhos naquele dia era uma programação que não tinha grandes pretensões além de fornecer um espaço para que os jovens pudessem se encontrar e serem edificados. Mas Deus sempre nos surpreende, sempre!

Depois de um ano de adaptações, como foi o ano de 2007, entramos de férias. Alguns meses depois estreamos o Entre Jovens 2008. Reformamos a sala onde nos reuníamos: confeccionamos um novo painel (com uma nova logo), a parede ganhou pintura nova, a janela ganhou persiana, compramos pufs e tapetes para decorar a sala. Lembro-me até hoje do meu carro lotaaado de pufs e tapetes comprados especialmente para o Entre Jovens. Entre os jovens da igreja, a expectativa para o retorno das atividades era muita. No dia da estréia, contamos com cerca de 100 jovens que superlotaram a sala. Lembro-me que cantamos “Nome sobre todo nome” e a presença de Deus era real no nosso meio. Passamos um vídeo que mostrava os melhores momentos do ano de 2007. Foi especial também a presença do Pr. Gustavo Legal, que nos trouxe a palavra. Até então, não o conhecia muito bem. Mal sabia que ele se tornaria um grande amigo e aliado do nosso ministério. Vendemos nossas camisas e, ao final da reunião, a sensação era de euforia e grande expectativa com relação ao que Deus faria naquele ano. Já no primeiro dia queríamos uma sala nova que coubessem todos aqueles jovens. Mal sabíamos que não seria necessário, pois aquela sala só seria usada no primeiro semestre do ano.

No segundo semestre de 2008, fomos levados a sair da nossa salinha para realizar grandes encontros em lugares públicos, e assim foi no Habib’s, no Império d’Itália e no Cinesystem Cinemas, no Bangu Shopping. O ano de 2009, portanto, se deu fora das quatro paredes da nossa igreja. Não sei exatamente quando começou o ano de 2009 pra gente, mas posso destacar três “estréias” marcantes para mim. A primeira foi o nosso Acampamento de Verão, no carnaval. Assumimos o desafio e ministramos sobre a vida de 130 jovens durante aqueles quatro dias. “Meu coração é Teu” foi nosso tema central. Esse foi um Acampamento que pôde ser coordenado por jovens que até então não tinham a menor experiência no assunto. Além disso, foi quando começamos a delegar responsabilidades para jovens que antes viviam “perdidos” na igreja, sem muito compromisso com Deus. O resultado foi muito positivo, as lembranças alegres desses dias jamais se perderão na minha memória.

A segunda estréia foi nossa viagem missionária à cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais. Cerca de 25 jovens se dispuseram investindo dons, talentos, tempo e recursos nesta viagem que se tornou um marco para nosso ministério. Fomos para dar e, no final das contas, acabamos recebendo muito mais. O samba que balançou os mineirinhos posteriormente se tornaria o que hoje é o grupo Inimigos do Pecado. Foi nessa viagem, inclusive, que a idéia dos folhetos evangelísticos surgiu. O folheto “Sua vida está uma bagunça?”, nosso primogênito (rs), ainda era um cartão revelado em papel de fotografia. Mal sabíamos que aquela iniciativa se tornaria uma bênção não apenas para nós, mas para ministérios em todo o Brasil.

A terceira estréia muito significativa foi a primeira das muitas ministrações que fizemos pelas igrejas em 2009. Quem não se lembra da experiência na Assembléia de Deus em Marabú?  Durante o culto, a luz acabou e por isso tivemos que sair do templo. Fomos para a praça e pregamos à luz de lua em um lugar não muito seguro de Padre Miguel. A experiência foi providencial. Lembro-me que a palavra que levei sobre Isaías 6 confrontava justamente nossa posição confortável, enquanto cristãos, de estarmos presos às quatro paredes, ao convívio entre crentes, às nossas programações e rituais, nos esquecendo o verdadeiro papel da igreja que é olhar as pessoas que estão à nossa volta. O Senhor nos permitiu ouvir essa palavra não do lado de dentro do templo, mas do lado de fora, olhando para os becos, favelas, apartamentos, bocas de fumo, enfim. Foi uma bênção.

Por fim, chegamos a 2010. Confesso que, como em todos os anos, não tenho noção do que Deus fará através das nossas vidas. Meu coração continua o mesmo, preferindo esperar o que Deus tem reservado para nós. Só sei que dia 17 estrearemos mais uma vez, de volta a uma salinha (que está sendo preparada com muito carinho). Como em todos os anos, semearemos. Deus há de regar a semente para que ela cresça, floresça e dê frutos.

Tenho certeza que nos surpreenderemos, e não apenas com aquilo que nossos olhos verão. Creio que somente quando estivermos face a face com Deus poderemos ter total compreensão de tudo o que Ele fez através de nós. Antes disso, só me resta serví-lo e adorá-lo por tudo o que Ele tem feito e por tudo o que Ele ainda vai fazer. “Por tuas promessas e tudo o que és. Te agradeço, meu Senhor”.

Thiago Pires (www.twitter.com/bolotapires)

~ por ministerioentrejovens em abril 11, 2010.

5 Respostas to “As estréias do Entre Jovens”

  1. Uaal, como Deus é bom! Como é bom poder olhar pra trás e ver taantas vitórias! Isso nos motiva a começar mais um ano totalmente na dependência de Deus, esperando a direção que Ele tem pra nós!

  2. Poxa, como foi bom mesmo lembrar disso tudo!! Deus tem planos muitos bons pra gente esse ano, agora a gente pode nem entender do que se trata, mas confiar e depender dEle nos faz descansar e ter plena certeza que esse ano será uma benção! “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança!”

  3. Nossa lembro do meu primeiro Entre Jovens, foi exatamente o primeiro de 2008… como o Entre Jovens cresceu em todos os aspectos e o melhor deles experiência com Deus!!! ÉE bom pensar que temos um ano todinho para falarmos mais ainda do amor de Deus!!!
    Que Deus nos abençoe!!!!

  4. CARACA…MAIOR TEMPÃO NÉ!!!!!

    MAS CREIO EM DEUS QUE ESSE PEQUENINO PEDAÇO QUE JA PERCORREMOS NÃO É NADA COMPARADOAO QUE ESTÁ POR VIR..(GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR….RSRSRSR) ME LEMBRO QUANDO EU AINDA ESTAVA MEIO “PERDIDO” E O BOLOTA SEMPRE CONVERSANDO COMIGO, ME DANDO FORÇA, PALAVRAS DE CONFORTO, E É CLARO ESPORRO..RSRSRS MAS ISSO TUDO JA ERA PAPAI DO CÉU USANDO ESSE CABEÇÃO NA MINHA VIDA….ELE QUE ATE ENTÃO ERA UM GRANDE PARCEIRO, SE TORNOU UM DOS MEUS MELHORES AMIGOS, E EM MEIO A ISSO TUDO O ENTRE JOVENS COMEÇOU….E EU NO COMEÇO NÃO QUERIA NADA, MAS PAPAI DO CÉU FOI AOS POUCOS COLOCANDO A ENORME VONTADE E DIREÇÃO DE SERVI-LO DESSE JEITO “ENTRE JOVENS” DE SER……É MUITO BOM PODER PROPAGAR O AMOR DE DEUS, FALAR DELE, DO SEU AMOR, DA SUA ALEGRIA E ISSO TUDO DO JEITO QUE ELE NOS FEZ………ENTÃO ESPERO QUE NESSE ANO AS COISAS POSSAM SER MUITO MELHORES, PEÇO A DEUS PRA ESTAR SEMPRE A NOSSA FRENTE, SEMPRE A FRENTE DO BOLOTA COMO NOSSO LÍDER, PRA ESTARMOS SEMPRE FAZENDO A VONTADE DELE……”PAPAI DO CÉU NOS AJUDE E QUE A NOSSA VIDA SEJA A TUA VIDA!”

  5. Fico muito feliz em ver o quanto vcs cresceram. Fic trsite de não ter estado antes com vcs,mas Deus é perfeito e me trouxe de volta… muito feliz de ver essas fotos e saber que hoje estou aqui,e que Deus tem muuuito a fazer na minah vida…
    Nem olhos viram,nem ouvidos ouviram o que Deus preparou para nós, um futuro certo, cheio de esperança e paz… isso em deixa muito feliz em poder descansar e me alegrar no Senhor!!! Amo a Deus que me deu vcs… bjus

Deixe um comentário

 
